Nota de Pesar - Prof. Lauro Júlio Calliari

Nota de Pesar - Prof. Lauro Júlio Calliari

É com grande pesar que a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica da Escola de Engenharia da FURG comunica o falecimento do Prof. Dr. Lauro Júlio Calliari, ocorrido no dia 14/02/2023.

O Prof. Lauro, egresso do curso de graduação em Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1975), ingressou na carreira docente na FURG em 1976, e realizou mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e doutorado em Oceanografia Geológica - Virginia Institute Of Marine Science (1990). Além de sua atuação como docente no Instituto de Oceanografia, incluindo o Programa de Pós-Graduação em Oceanologia (PPGO), o Prof. Lauro atuou durante vários anos como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Oceânica (PPGEO) participando de diversas produções qualificadas e na formação de mestres na área de Engenharia Costeira nos seguintes temas: morfodinâmica costeira com enfoque em praias arenosas marinhas e estuarinas, sedimentologia e recursos minerais do mar associados a zona costeira. O Prof. Lauro se desligou do PPGEO no ano de 2021 e ainda colaborava junto ao Instituto de Oceanografia (IO) da FURG em projeto em que era detentor de Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

A Coordenação, bem como docentes e discentes do PPGEO se solidarizam com os familiares, amigos e estudantes neste momento de pesar.