Infraestrutura

  • Infraestrutura

     

    Os trabalhos analíticos, numéricos e experimentais dos projetos e dissertações relacionados às linhas de pesquisa PPGEO contam com o apoio das seguintes unidades acadêmicas e laboratórios:

    I. Escola de Engenharia (EE/FURG):

    - Laboratório de Hidrodinâmica: Dispõe de infraestrutura adequada e tem servido no ensino dos cursos de pós-graduação e graduação. Recentemente foram adquiridos equipamentos que permitem realizar experimentos de pesquisa associados ao processamento de imagens em fluidos. Área aprox.: 400 m².

    - Laboratório de Sistemas Térmicos: A estrutura e os equipamentos disponíveis no Laboratório de Sistemas Térmicos da FURG são voltados a atender às pesquisas desenvolvidas junto ao Programa de Pós Graduação da Engenharia Oceânica. Os trabalhos executados no Laboratório de SISTER ,na área de pesquisa, são voltados aos ensaios e testes experimentais de turbinas eólicas em escala reduzida, podendo também contemplar estudos de interação fluido e estrutura no canal hidráulico. Principais equipamentos: Canal hidráulico com 5 m de comprimento e seção retangular de 200x300 mm; estrutura de oficina com ferramental completo de torno, serra, furadeira, retífica e máquina de solda; túnel de vento de exaustão com 7 m de comprimento, velocidade máxima de 20 m/s com seção de teste de 500x500 mm e 1m de comprimento; computador de instrumentação PXIe 1071 com 2 módulos de aquisição de dados com 16 canais e conversor A/D de 16 bits; placa de aquisição HBM Spider 8 para o condicionamento e aquisição de sinais de extensometria; instrumentação com manômetros diferenciais de ±250 Pa e ±2,5 kPa, sensores de rotação, anemômetro de fio quente, torquímetro dinâmico de 50 Nm, sensores de temperatura e aceleração; equipamentos de bancada para análise, calibração e condicionamento de sinais como osciloscópio de 20MHz, 2 fontes variáveis de tensão contínua 30VDC/8A, estação de solda com temperatura ajustável até 220°c, frequencimetro e analisador de energia trifásico com transformadores de corrente 20/100A; duas impressoras 3D, sendo uma marca Cliever com volume útil de impressão de 200x200x200mm para ABS e outra Creality CR10S com volume útil de impressão de 290x290x350mm. Área aprox.: 540 m².

    - Laboratório de Usinagem: Tem atuado na pesquisa e desenvolvimento de processos de fabricação, controle e simulação de processos de fabricação, desenvolvimento de peças para industria metal/mecânica. Principais equipamentos: centro de usinagem vertical – 5 eixos HSM – HAAS VMC VF-2 – 30 cv; Torno CNC Centur 35D ROMI – 10 cv; Torno universal convencional ROMI Modelo: SD – 40B; Torno Universal NARDINI Modelo MS205AS; Torno de precisão de alta velocidade – KART Modelo: EGM – 200 – 20CV; Fresadora vertical Modelo: FKrS 630 x 2000 – 30 CV; Fresadora Universal Automática Modelo: MUL – 320 – 30 CV; Fresadoras Universais Modelo: 400 – 02 – 10CV; Furadeira radial Modelo: RF 31/B – 10CV; Furadeira de coordenadas Modelo: BKoE 315 X 500 – 10CV; Plaina de Mesa Modelo: HES 800 / 2000 – 15CV; Plainas limadoras Modelo: ZOCCA – 15 CV; Mandrilhadora Modelo: BFT – 80 – 10 CV; Geradora de engrenagens Modelo: ZFW – 500 X 6 – 20CV; Máquina de Eletroerosão Modelo: EROSlMATIC-C; Sistema piezoelétrico de medição da forças de corte 4 canais – Kistler; Sistema de aquisição de sinais de alta velocidade – National Inst.; Sistema digital de medição de desgaste de ferramentas de corte – Zeiss. Área aprox.: 1200 m².

    - Laboratório de Metrologia: Tem atuação em áreas relacionadas à processos e simulação de processos de fabricação, e controle dimensional de peças para a indústria metal/mecânica. Atualmente tem dado apoio complementar a projetos específicos dentro do PPGEO. Principais equipamentos: Padrões dimensionais (blocos padrão da classe 0 e anéis padrão); Metroscópios de Abbe (horizontal e vertical); Microscópio universal de medição; Comparadores mecânicos e digitais, Anuário Estatístico 2021 réguas de desempeno e de referência para avaliação de desvios de retitude, e diversos instrumentos manuais para o controle dimensional; Anéis dinamométricos; Sistema de aquisição de dados (Spider HBM) para extensometria e sensores indutivos; Estruturas leves com dinamômetros e medidores de deslocamentos mecânicos para avaliação de elementos estruturais; Kit de extensometria; torquímetro estático para aperto de parafusos; pesos (em N e kg) para calibrações didáticas de balanças e de medidores de força; balanças romanas; diversos protótipos de células de carga, de balanças, de torquímetro, de células de pressão e de outros de princípio extensométrico e Programas para sistema de medição: catman (software da HBM). Área aprox.: 300 m².

    - Laboratório de Geotecnia e Concreto: Tem apoiado atividades de estudo envolvendo materiais de construção civil (ensaios no concreto e seus componentes) e geotecnia (de campo e laboratorial). Dispõe de equipamentos e instrumentos de medição digitais e compatíveis às medições via computador. Principais equipamentos: Prensas para compressão simples capacidades 2t, 6t, 100t e 200t; prensa universal capacidade 30t; retífica de corpos de prova de concreto; serra de corte de corpos de prova de concreto; esclerômetros; estufas para secagem de solos; agitadores de peneiras para solos; equipamentos para caracterização de solos (peneiras, aparelhos de Casagrande, provetas, densímetros, picnômetros, dispersores); equipamentos para ensaios de compactação (soquetes, moldes e acessórios); prensa CBR; equipamentos para controle de compactação em campo (frascos de areia, conjunto de cilindros de cravação, speed tests); equipamentos para ensaios triaxiais; cisalhamento direto; prensas oedométricas; permeâmetros; ensaio de palheta; cone de penetração em queda livre; conjunto para prova de carga direta no solo; Dynamic Penetration Light (DPL). Área aprox.: 1600 m².

    - Laboratório de Química de Materiais: Desenvolve pesquisas em durabilidade do concreto em ambiente marítimo. Tem prestado serviço e consultoria também para empresas privadas. Principais equipamentos: Máquina de corte de concreto (laboratório de materiais); Extratora de Concreto; Bomba a vácuo para fixação da extratora; Furadeira para extração de amostra de concreto em pó; Equipamento para potenciometria para realização de teor de cloreto em materiais como concreto, água, agregados e Material para ensaio de profundidade de carbonatação. Área aprox.: 30 m².

    - Laboratório de Materiais e Construção Civil: Tem apoiado pesquisas/ensaios com materiais de construção civil (agregados, aglomerantes, concretos, etc) e patologias das construções. Principais equipamentos: equipamentos para determinação de propriedades físicas de agregados e de aglomerados; peneiradores para agregados; equipamento para ensaio de abrasão Los Angeles; moinho de bolas; triturador de mandíbulas; prensas para manufatura de tijolos; estufas para secagem de agregados; câmara climatizadora; balanças diversas; mufla; argamassadeira; agulhas de Vicat. Área aprox.: 2000 m².

    - Laboratório de Interação Fluido-Estrutura (LIFE): Com recursos do CNPq, este laboratório foi criado com o objetivo de realizar estudos de interação fluido-estrutura e analise da manobrabilidade de embarcações, com capacidade de gerar ondas monocromáticas e simular o deslocamento de embarcações. Principais equipamentos: infraestrutura (canal de ondas, reboque, túnel de vento, canal circular); sistemas de aquisição ( National Instruments (NI) e Spider); equipamentos (Particle Image Velocimetry – PIV/LaVision, CTA, Vectrino, Waveprobes); sensores (células de carga, acelerômetros, sensor de posição); softwares (LabVIEW 13, STARCCM+, ABAQUS, MatLab, MSProject). Área aprox.: 200 m².

    - Laboratório de Engenharia Costeira (LEC): O laboratório apoia pesquisas nos segmentos de processos costeiros e estuarinos, bem como, hidrodinâmica marinha e transporte sedimentar. Principais equipamentos: laboratório completo de sedimentologia (sedimentometria a laser), instrumentos de medição in situ de correntes, ondas, salinidade, temperatura, profundidade, batimetria, turbidez, densidade, e reometria, bem como diferentes formas sofisticadas de amostragem do fundo oceânico (boxcore, van veen, heckman, vibrocore, densithune, sting etc), tem capacidade de utilização de traçadores químicos e de radioativos para águas e para sedimentos. Dispõe, também, de modelos ambientais modernos (WW3, SMC, Delft, Mike etc), bem como uma estação computacional de elevada capacidade de processamento. Área aprox.: 150 m².

    - Laboratório de Modelagem Numérica em Engenharia (LAMONE): Tem trabalhado no desenvolvimento e aplicação de modelos numéricos para tratar problemas de engenharia, com ênfase em dinâmica dos fluidos, mecânica dos sólidos, transferência de calor, interação fluido-estrutura e interação termo-mecânica. Principais equipamentos: 1 Workstation Intel® Core™ I7-3930K @ 3.2GHz com 16GB DDR3 @ 1333MHz; 2 Workstations AMD® Ryzen™ 9 5900X @ 3.7GHz com 16GB DDR4 @ 2133MHz; 2 Workstations Intel® Core™ I7-930 @ 2.8GHz com 6GB DDR3 @ 2133MHz; 1 Workstation AMD® Ryzen™ 5 2400G @ 3.6GHz com 8GB DDR4 @ 1333MHz; 1 Workstation Intel® Core™ I7-920 @ 2.67GHz com 8GB DDR3 @ 2133MHz. Área aprox.: 13 m².

    - Laboratório de Simulação Numérica (LabSiN): Tem atuado no desenvolvimento de projetos no tema estudo da energia das ondas, fenômenos de transporte em dispositivos embarcados, mecânica dos sólidos computacional e moldagem por transferência de resina. Maiores informações em www.labsin.furg.br. Principais equipamentos: vinte e nove computadores de alto desempenho (1 workstation AMD® Ryzen™ 5 2400G @ 3.6GHz com 8GB DDR4 @ 2400MHz; 1 workstation AMD Ryzen™ 9 5900X @ 3.4GHz com 32GB DDR4 @ 2133MHz; 1 Servidor DELL Intel® Xeon® X3363 @ 2.83GHz com 8GB DDR2 @ 667MHz; 5 workstations HP Xeon® E31240 @ 3.30GHz com 8GB DDR3 @ 1333MHz; 2 workstations HP Intel® Core™ I3-2120 @ 3.3 GHz com 8 GB DDR3 @ 1333MHz; 1 workstation Intel® Core™ I5-10400F @ 2.9GHz com 16 GB DDR4 @ 2400MHz; 2 workstations Intel® Core™ I7 4960 @ 3.6GHz com 32GB DDR3 @ 1333MHz; 2 workstations Intel® Core™ I7 5820 @ 3.3GHz com 16GB DDR4 @ 2133MHz; 2 workstations Intel® Core™ I7-5930K @ 3.5GHz com 16 GB DDR4 @ 2133MHz; 1 workstation Intel® Core™ I7-6800 @ 3.4GHz com 16 GB DDR4 @ 2133MHz; 1 workstation Intel® Core™ I7-6800K @ 3.6GHz com 32GB DDR4 @ 2400MHz; 2 workstations Intel® Core™ I7-8700 @ 3.2GHz com 16GB DDR4 @ 2400MHz; 1 workstation Intel® Core™ I7-8700K @ 3.7GHz com 16 GB DDR4 @ 2133MHz; 1 workstation Intel® Core™ I7-8700K @ 3.7GHz com 32GB DDR4 @ 2400MHz; 2 workstations Intel® Core™ I7-9700 @ 3.0GHz com 16GB DDR4 @ 2666MHz; 1 workstation Intel® Core™ I7-9700K @ 3.6GHz com 16GB DDR4 @ 2666MHz; 2 workstations Intel® Core™ I7-10700F @ 2.90GHz com 16GB DDR4 @ 2666MHz; 1 workstation Intel® Core™ I7-10700KF @ 3.8GHz com 32 GB DDR4 @ 2666MHz), dois notebooks (Lenovo Intel® Core™ I7-8565U @ 1.8GHz com 12GB DDR4 @ 2400MHz) e softwares para pesquisas em mecânica dos fluidos e dos sólidos aplicadas à Engenharia Oceânica. Área aprox.: 102 m² divididos em quatro salas.

    - Laboratório de Modelagem Computacional: Dispõe de equipamentos e softwares que vêm sendo usados para auxiliar no desenvolvimento de dissertações relacionadas às linhas de pesquisa do PPGEO. Área aprox.: 18 m².

    - Sala de Videoconferência do PPGEO: Possui uma Smart TV de 55 polegadas, que foi adquirida através de recursos oriundos da realização do 8° MCSul / VIII SEMENGO em 2018. Além disso, possui toda a infraestrutura adequada para a realização de reuniões, defesas e palestras por videoconferência. Área aprox.: 10 m².

    - Auditório da Escola de Engenharia: Possui um projetor multimídia, uma tela para projeção, sistema de áudio, climatização, acesso à internet e quadro branco (pincel atômico). Possui 120 cadeiras para o público. Área aproximada da sala: 88 m².

    Maiores informações sobre os laboratórios da Escola de Engenharia da FURG citados aqui, incluindo fotos, podem ser obtidas em: https://ee.furg.br/laboratorios.


    II. Instituto de Matemática Estatística e Física (IMEF/FURG):

    - Núcleo de Matemática Aplicada (NuMA): Têm desenvolvido projetos de pesquisa relativos à modelagem dinâmica e teoria de controle, contando atualmente com financiamentos da FINEP, Petrobrás e CEEE, além de contar com o apoio do CNPq, FAPERGS e CAPES na forma de bolsas de iniciação científica e de mestrado. Atualmente vem desenvolvendo projetos relativos à robótica subaquática. Principais equipamentos: quatro microcomputadores; dois osciloscópios digitais; dois moto-redutores com encoders para experimentos em modelagem dinâmica; um suporte experimental para o estudo sobre modelagem dinâmica de estruturas flexíveis do tipo cabo; um suporte experimental para o estudo de caos em sistemas dinâmicos (em construção). Área aprox.: 32 m².

    - Laboratório do Grupo de Análise Matemática e Matemática Aplicada (GAMMA): Tem  desenvolvido diversas pesquisas nas áreas de equações diferenciais, sistemas dinâmicos, fenômenos de transporte e difusão, problemas inversos e análise numérica, entre outros. Também tem apoiado o desenvolvimento de dissertações relacionadas às linhas de pesquisa do PPGEO. Principais equipamentos: 6 computadores Intel® Core™ I7-8700 @ 3.2GHz com 8GB DDR4 @ 2667MHz; 3 computadores Intel® Core™ I7-7700 @ 3.6GHz com 8GB DDR4 @ 2400MHz; 1 computador Intel® Core™ I5-2400 @ 3.1GHz com 8GB DDR3 @ 1333MHz. Área aprox.: 25 m².

    Além dos laboratórios, o IMEF conta também com um Auditório que possui computador, projetor multimídia, tela para projeção, sistema de áudio e acesso à internet. Possui 80 cadeiras para o público. Área aprox.: 121 m².


    III. Instituto de Oceanografia (IO/FURG):

    - Laboratório de Hidroquímica: Tem atuado na investigação da composição química e da qualidade ambiental das águas estuarinas, costeiras, oceânicas, subterrâneas e efluentes. São desenvolvidos estudos de processos biogeoquímicos, intercâmbio de elementos químicos entre a interface água-sedimento e transporte de água subterrânea continental para a região oceânica. É composto de laboratório de preparo de amostras, laboratório para análise espectrométrica, laboratório de análise de radioisótopos, laboratório de voltametria e laboratório de análise de mercúrio. Principais equipamentos: 02 espectrômetro de absorção atômica (AAnlyst 600 PerkinElmer; AAS 5 Zeiss), 01 potenciostato Metrohn 663 VA Stand, 02 espectrômetro UV/Vis (GBC 911A; Lambda 25 da Perkin Elmer), 04 detector de 223Ra e 224Ra (RaDeCC Delayed Coincidence Counter), 01 Espectrômetro de Emissão por Plasma Indutivamente Acoplado (ICP-EOS) Modelo 2100 da Perkin Elmer, com Nebulizador Ultrassônico, 03 detectores portáteis de 222Rn (RAD-7, Durridge Co., Inc.), 01 forno de micro-ondas da CEM modelo Mars Xpress alta pressão, 01 sistema digestor UV com capacidade para 12 amostras, 02 balanças analíticas com resolução de 0,1 mg, sistema de purificação de água do tipo Milli-Q (Millipore), sistemas de gases especiais além de equipamentos para leitura dos parâmetros fisico-químicos em campo (pH, Eh, salinidade, condutividade, turbidez, oxigênio dissolvido, temperatura e cor da água). Estão disponíveis também, material para uso em campo para coleta de água, amostragem sedimentar, perfuração de poços na praia, vidrarias de uso rotineiro em laboratório para as diferentes determinações, soluções de referência, solventes e outros suprimentos necessários. Área aprox.: 600 m².

    - Núcleo de Oceanografia Geológica: É voltado para os estudos da zona costeira de transição e seus estuários, zonas de arrebentação e praias adjacentes. Abrangendo aspectos relativos às modificações morfodinâmicas  da praia,  ante-praia, plataforma continental interna corpos d´água costeiros naturais e antrópicos em várias escalas temporais. Adicionalmente, fornece apoio a análise sedimentar e morfologia permitindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados a Recursos Minerais do Mar com enfoque em recursos minerais associados aos sedimentos marinhos. Principais equipamentos: Real time Kinematic (RTK) GPS; 2 pares de GPS topográficos Ashtech Promark 2; 1 estação total NIKON DTM – 330 e dois prismas óticos para a realização dos perfis topográficos; 1 eco-sonda da marca Lowrance, modelo LCX-19C, dupla freqüência 200/50 kHz, visor de 7 ” de cristal líquido, VGA de 256 cores, resolução de 480V x 640H, acoplado a um receptor DGPS da mesma marca; 1 eco-Sonda portátil Hydrotrack, da marca ODOM, frequência única de 200 kHz; 1 sonar de varredura lateral para identificação de feições do fundo marinho; 1 sistema de geofísica rasa Sparker para estudos de subsuperfície; 1 caminhonete Amarok com tração nas quatro rodas 4 x 4 e 1 jipe Toyota com tração para trabalho de campo. Área aprox.: 800 m².

    - Laboratório de Sedimentologia: É voltado para os estudos da zona costeira de transição e seus estuários, zonas de arrebentação e praias adjacentes. Abrangendo aspectos relativos às modificações morfodinâmicas  da praia,  ante-praia, plataforma continental interna corpos d´água costeiros naturais e antrópicas em várias escalas temporais. Adicionalmente, fornece apoio a análise sedimentar e morfologia permitindo o desenvolvimento de projetos de pesquisa voltados a Recursos Minerais do Mar com enfoque em recursos minerais associados aos sedimentos marinhos. Dá suporte às atividades de pesquisa e consultoria nas diferentes áreas da geoquímica orgânica e inorgânica, como nos estudos ambientais de poluição, geoquímica e especiação de metais pesados; qualidade dos sedimentos; poluição orgânica;  Petróleo e degradação de compostos orgânicos; biomarcadores moleculares; geoquímica marinha e dos sistemas aquáticos; evolução paleo-ambiental; geoquímica da atmosfera e poluição; Qualidade ambiental e saúde das populações; monitoramento ambiental em ambientes marinhos, costeiro e continental (águas, sedimentos, solos e biota); dragagens e geoquímica ambiental. Principais equipamentos:  Real time Kinematic (RTK) GPS; 2 pares de GPS topográficos Ashtech Promark 2; 1 estação total NIKON DTM – 330 e dois prismas óticos para a realização dos perfis topográficos; 1 eco-sonda da marca Lowrance, modelo LCX-19C, dupla freqüência 200/50 kHz, visor de 7 ” de cristal líquido, VGA de 256 cores, resolução de 480V x 640H, acoplado a um receptor DGPS da mesma marca; 1 eco-Sonda portátil Hydrotrack, da marca ODOM, frequência única de 200 kHz; 1 sonar de varredura lateral para identificação de feições do fundo marinho; 1 sistema de geofísica rasa Sparker para estudos de subsuperfície; 1 caminhonete Amarok com tração nas quatro rodas 4 x 4 e 1 jipe Toyota com tração para trabalho de campo. balança analítica de precisão, peneiras, lupas e microscópio petrográfico para estudos granulométricos e mineralógicos, estufas e destiladores. Área aprox.: 800 m².

    - Biblioteca Setorial do Instituto de Oceanografia: Localizada junto ao Instituto de Oceanografia da FURG, possui uma excelente infraestrutura para consultas e pesquisas sobre ciências do mar. Oferece, entre outros serviços: consulta local das obras na biblioteca (acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio do acervo); consulta ao acervo via WEB (Sistema de Automação ARGO); empréstimo eletrônico domiciliar; processamento técnico de documentos; intercâmbio de periódicos; treinamento de usuários no uso do sistema ARGO; Comutação Bibliográfica com outras instituições (COMUT); auxílio na busca aos periódicos do Portal Periódicos CAPES; levantamentos bibliográficos; catalogação na fonte; e normalização de documentos.

     

    IV. Sistema Integrado de Bibliotecas da FURG (SiB/FURG):

    Vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), é formada pela Biblioteca Central (Unidade Carreiros/RG), Biblioteca Setorial Sala Verde "Judith Cortesão" (Unidade Carreiros/RG), Biblioteca Setorial da Área Acadêmica da Saúde (Unidade Saúde/RG), Biblioteca Setorial Campus Santa Vitória do Palmar (Unidade SVP), Biblioteca Setorial Campus Santo Antônio da Patrulha (Unidade SAP), Biblioteca Setorial Campus São Lourenço do Sul (Unidade SLS) e Biblioteca Setorial Museu Oceanográfico (Unidade Centro/RG).

    Entre outros serviços, dispõe de consulta local das obras na biblioteca (acervo aberto, possibilitando ao usuário o manuseio do acervo); empréstimo eletrônico domiciliar; empréstimo entre Bibliotecas (entre campis); serviço de referência (atendimento individual aos usuários prestado por um bibliotecário ou estagiário); intercâmbio de Periódicos (Nacionais e Estrangeiros); levantamentos bibliográficos; acervo em Braille; confecção de fichas catalográficas (para trabalhos acadêmicos e publicações da FURG); auxílio na normalização de documentos (utilizando as Normas de Documentação da ABNT). Os usuários do SiB possuem acesso às bases de dados ARGO (principal sistema de gerenciamento das bibliotecas do SiB, sitio https://argo.furg.br); BDTD (base de Dissertações e Teses produzidas na FURG, sitio https://argo.furg.br/?BDTD); E-books da plataforma Minha Biblioteca (ainda em implantação, essa plataforma multidisciplinar disporá de mais de 10 mil títulos,com acesso remoto, sitio https://servicos.furg.br/servicos/bibliotecas/minhabiblioteca); E-books da editora Springer (base dot.lib de assinatura permanente, que dispõe de livros eletrônicos contemplando diversas áreas, sítio http://furg.dotlib.com.br); Normas da ABNT (assinatura vigente de 479 normas da ABNT, ABNT ISO e MERCOSUL através da plataforma GedWeb, sítio http://www.biblioteca.furg.br/index.php/pt/abnt); Portal de Periódicos CAPES (acesso completo às bases do portal via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), sitio http://www.periodicos.capes.gov.br); entre outras. Salienta-se que alguns destes serviços estão disponíveis apenas para quem possui login e senha do Sistemas FURG, que é o caso dos discentes e docentes do PPGEO.

    O acervo do Sistema de Bibliotecas é composto por um total de 85.002 obras (com 307.541 exemplares), dos quais 63.408 títulos são livros (com 159.928 exemplares) e 4.412 títulos são periódicos (com 123.183 exemplares). A quantidade de livros (obras/exemplares) catalogadas hoje no SiB de acordo com temáticas diretamente relacionadas ao PPGEO são 4.726 obras com 13.142 exemplares.

    Especificamente, a Biblioteca Central dispõe de 380 espaços de guarda volumes; cerca de 400 assentos disponíveis no salão e nas 9 salas de estudos; 10 computadores para consulta com acesso à internet; internet sem fio (wireless), climatização quente e fria por meio de splits de alta potência. Os acervos e infraestruturas de todas as unidades da rede SiB estão disponíveis a todos os discentes e servidores da FURG. Ainda, em se tratando de acessibilidade, todos os computadores da rede SiB possuem instalado o software livre DOS-VOX, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que realiza a audiodescrição de sites, facilitando o acesso para usuários cegos ou com baixa visão. Além disso, em todas as bibliotecas, estão disponíveis um kit, com teclado colmeia, acionador de pressão para mouse (para usuários com dificuldade motora) e lupa eletrônica (para usuários com baixa visão).



    V. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS/Campus Rio Grande):

    - Laboratório de Estruturas e Materiais de Construção Civil (LEMCC): Tem realizado análises, testes e ensaios de materiais de construção civil e controle de qualidade de processos de execução e de materiais. Atua no diagnóstico de estruturas, sobretudo na análise de situações de não-conformidade e de manifestações patológicas (especialmente àquelas relacionadas ao ambiente marinho). Desenvolve trabalhos de consultoria e assistência técnica. Possui foco especial no desenvolvimento de tecnologia em concretos e argamassas, estudos de dosagem, durabilidade de materiais e sistemas estruturais. Além disso, possui laboratório de materiais voltado a questões da durabilidade do concreto: sistemas de migração e difusão de íons cloreto, phmetro, agitadores, destilador, titulação potenciométrica, destiladores, fontes e geradores de sinais elétricos, osciloscópios e multímetros. Principais equipamentos: prensa hidráulica, betoneiras, argamassadeiras, serras e extratoras de concreto, Equipamentos de Abrasão Los Angeles, Agitadores Mecânicos e Magnéticos, Câmara úmida, Ultrassom, entre outros. Possui laboratório de ensaios finos anexo, com possibilidade de execução de ensaios de agregados e solos. Área aprox.: 400 m².


    VI. Centro de Estudos do Mar (CPP-CEM/UFPR):

    - Laboratório de Modelagem de Infraestruturas e Obras Civis (LabMIOC): O laboratório foi idealizado para o desenvolvimento e aplicação de projetos relacionados com modelagem numérica de processos para a formação de profissionais de engenharia. Adicionalmente, a realização de pesquisas e de atividades extensionistas são incentivadas, sempre fortalecendo o uso do espaço para pesquisa e desenvolvimento (R&D), com retorno de conhecimento para o ensino didático. Muitos professores específicos do curso, apresentam em suas linhas de pesquisas o tema de modelagem, necessitando de equipamentos específicos para tais atividades, tornando o LabMIOC protagonista neste quesito. A estrutura multiusuária proporciona aos usuários um ambiente de ensino ideal para estudos e atividades multidisciplinares, focando na alta capacitação para seus colaboradores e visando atender as necessidades da UFPR-CPP-CEM nos quesitos referentes à modelagem numérica. Sendo assim, permitindo a integração e difusão de conhecimentos entre docentes e discentes além de expandir os horizontes didáticos de disciplinas essenciais para a formação de Engenheiros. Principais equipamentos: 1 computador AMD Ryzen 3 PRO 4350GE @ 3.2GHz com 8GB RAM; 1 computador Intel Core I3-2100 @ 2.1GHz com 4GB RAM; 4 computadores Intel Core I7-9700 @ 3.0GHz com 32GB RAM; 2 computadores Intel Xeon W-2155 @ 3.3GHz com 64GB RAM. Área aprox.: 33 m².

     

     

    Última atualização: 24/01/2024 às 12:53