Dissertação - Análise probabilística de estruturas portuárias reforçadas com compósitos de fibras de carbono - Leandro Candido de Lemos Pinheiro

Autor: Leandro Candido de Lemos Pinheiro (Currículo Lattes)

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um modelo para a análise da confiabilidade de vigas de concreto armado reforçadas, localizadas em ambientes marítimos, onde o processo de deterioração se da de forma mais agressiva. Este modelo foi desenvolvido a partir da utilização conjunta do método de simulação de Monte Carlo e do método trilinear para a determinação da capacidade resistente das vigas. Foi escolhida, para a análise da confiabilidade, uma viga localizada no terminal de containers TECON da cidade de Rio Grande - RS. Desta forma, foi considerado que as armaduras tracionadas de flexão sofreram reduções de 25%, 33% e 50% na sua área da seção transversal, sendo, então, feita uma análise da segurança estrutural remanescente. Para o projeto de recuperação da viga danificada, estão apresentados os procedimentos do Bulletin 14 da fédération internationale du béton (fib) para o dimensionamento de sistemas de reforço com material compósito colado externamente à estrutura. Assim, a confiabilidade da viga recuperada pôde ser estimada e comparada à confiabilidade da viga original. Buscando uma análise da influência da carga acidental na confiabilidade, todas as simulações foram realizadas considerando um coeficiente de variação da carga acidental de 10%, 15% e 20%. As análises probabilísticas através do método de simulação de Monte Carlo usando modelo trilinear simplificado mostraram que a viga estudada em sua forma original apresentava um bom nível de segurança. Entretanto, danos nas armaduras tracionadas de flexão fizeram com que a confiabilidade caísse para níveis inaceitáveis. Como solução, o projeto de recuperação estrutural de acordo com o Bulletin 14 da fib fez com que a confiabilidade da viga recuperada fosse reestabelecida em parte quando comparada com a viga original. Mesmo sendo recuperado apenas em parte, o valor do índice de confiabilidade da viga recuperada ficou acima de valores mínimos de referência.

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Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaVigas de concretoFibras de carbonoPRFCModelo trilinearConfiabilidade estruturalEstruturas portuárias