Dissertação - Estudo comparativo do concreto de três importantes obras portuárias do Rio Grande/RS - Michele da Cruz Larrossa

Autor: Michele da Cruz Larrossa (Currículo Lattes)

Resumo

A resistência à compressão do concreto caracteriza-se como uma variável aleatória, com uma distribuição de probabilidade que varia em função de características dos materiais, do processo produtivo, de transporte e lançamento, além da variação inerente dos processos de moldagem e ensaios de aceitação do concreto. Todavia, é um requisito básico em qualquer projeto estrutural em concreto armado ou protendido e é, com certeza, a propriedade mais utilizada como critério de aceitação do material. Por isso, torna-se fundamental a utilização de metodologias estatísticas e critérios de aceitação para uma correta análise dos dados. Neste sentido, o presente trabalho apresenta análise com base no controle tecnológico presente em grandes obras portuárias, de elevado valor para comunidade e economia da região, executadas nos últimos anos no Porto do Rio Grande, na cidade do Rio Grande/RS. Foram analisados sob os aspectos estatísticos e de controle de aceitação os resultados do rompimento de corpos de prova de concreto das obras da laje de fundo do dique seco do Estaleiro Rio Grande - ERG1; do concreto aplicado na fabricação dos tetrápodes de ampliação dos Molhes do Rio Grande e dos concretos empregados nas estruturas do berço III do cais do Terminal de Contêineres do Porto do Rio Grande, dados divididos em estacas e peças estruturais. O uso desta grande quantidade de resultados de controle tecnológico de concreto com características similares apresenta-se como uma importante ferramenta no processo de aferição das normas técnicas vigentes. Sendo assim, foram utilizadas como insumo para este trabalho análises com base nos critérios de aceitação por diferentes normas: norma brasileira (ABNT NBR 12655, 2006), norte-americana (ACI 318, 2011) e europeia (EN 206-1, 2000), demonstrando as variações que podem ocorrer nos resultados dos testes de conformidade dependendo do modelo adotado. Além disso foram realizadas análises estatísticas de modelos de gráficos de controle de Shewhart e de Soma Cumulativa, e análise de distribuição de probabilidade das resistências. Como conclusões pode-se verificar que os concretos foram produzidos com elevado padrão de qualidade, resultando em valores reduzidos de desvio padrão e coeficiente de variação, com aderência às distribuições Normal e Lognormal. Além disso, na aplicação de gráficos controle foi verificada a grande utilidade desta metodologia durante o processo produtivo do concreto. E ainda, foi constatado que todos os concretos tiveram aceitação de todos os lotes pela metodologia brasileira.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: ConcretoObras portuáriasResistência à compressãoControle tecnológicoCritérios de aceitaçãoEngenhariaEngenharia naval e oceânica