Dissertação - Estudo comparativo de motores marítimos através da análise de lubrificantes usados e engenharia de confiabilidade - Oberdan Carrasco Nogueira

Autor: Oberdan Carrasco Nogueira (Currículo Lattes)

Resumo

O estudo apresenta a comparação de desempenho operacional de motores de combustão principais de embarcações de suporte a plataformas de petróleo, utilizando dados de desgaste de componentes dos motores obtidos através das análises dos lubrificantes em operação nos motores, e modelagem estatística do comportamento de falhas em função do tempo de operação dos mesmos. Primeiramente efetuou-se o estudo dos resultados das análises dos lubrificantes em uso nos motores, classificando-os de acordo com o comportamento, origem e nível de desgaste dos mesmos, e assim obtendo as distribuições de probabilidade dos tempos de falhas da vida para os modelos de motores (ciclos dois-tempos ou quatrotempos). Após esta etapa, realizou-se a modelagem dos motores, utilizando Distribuição de Weibull, em função de seus principais componentes (Parte Alta e Parte Baixa), utilizando a técnica de Diagrama de Blocos, determinando o comportamento dos tempos de falhas de cada subsistema, e posteriormente, dos equipamentos, obtendo-se os correspondentes parâmetros das distribuições. De posse dessas informações, foram determinados os intervalos de tempo correspondentes a um nível requerido de confiabilidade e tempo médio entre falhas, obtendo consequentemente intervalos adequados para intervenções de manutenção preventiva sistemática e preditiva nos equipamentos.

ANEXO A1
ANEXO A2
ANEXO B
TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaCombustãoMotores dieselLubrificaçãoConfiabilidadeEngenharia de confiabilidadeDesgasteMétodo weibull