Dissertação - Uma metodologia multicritério para a localização de terminais de transporte : o caso da hidrovia Brasil-Uruguai. - Vagner Euzebio Bastos

Autor: Vagner Euzebio Bastos (Currículo Lattes)

Resumo

A reativação da navegação na Lagoa Mirim e nos rios Jacuí, Taquari (Brasil) e Cebollati, (Uruguai) prevista no projeto da Hidrovia Uruguai/ Brasil, tem gerado expectativas quanto à pela implementação de um importante eixo de transporte hidroviário, ligando o interior do Uruguai ao Brasil através do território gaúcho. Tal medida beneficiará mais diretamente os municípios ribeirinhos, que deverão receber investimentos para construção e melhorias de terminais hidroviários, passando a ter possibilidade de escoar seus produtos a custos mais baixos em relação ao transporte rodoviário. A escolha dos municípios beneficiados depende da decisão sobre a localização de instalações, um elemento crítico no planejamento estratégico, tanto para o setor público quanto para o setor privado, servindo como base para inúmeras decisões no campo da Logística. Assim, com vistas a identificar as localidades mais aptas a receberem terminais de transporte de cargas ao longo da hidrovia, utilizou-se a técnica SMARTER (Simple Multi-attribute Rating Technique Exploiting Ranks), uma metodologia Multicritério de Apoio à Decisão, cuja principal vantagem é a não necessidade de atribuição de pesos ou constantes de escala para os critérios considerados, bastando que os atributos sejam ordenados, classificando-os do mais importante para o menos importante. Posteriormente calculados os pesos, são obtidas as chamadas utilidades multiatributo. Na aplicação realizada neste estudo, foram considerados 25 municípios, cogitados como uma alternativa potencial para a instalação de um terminal de transporte. Assim, foi calculada a utilidade multiatributo para cada alternativa (município), evidenciando os locais mais apropriados para a instalação de terminais de transporte. Após, foram consideradas as treze localidades mais aptas (as de maior utilidade) para receberem os terminais e foi aplicado o módulo PMED, do programa Logware com o objetivo de identificar a área de influência de cada terminal, no que diz respeito à captação de cargas. Para alcançar a eficiência esperada desse método complementar, foi necessário dividir o Rio grande do Sul em duas regiões.

TEXTO COMPLETO DA DISSERTAÇÃO

Palavras-chave: EngenhariaEngenharia naval e oceânicaCanais (Hidrovias)HidroviasMétodos multicritériosTransporte hidroviário